Relatório do 2.º Dia: 10/05/2022
TARDE
Realização da atividade “The hand” – cada formando desenhou uma das suas mãos, indicando em cada dedo uma característica sua (prato favorito, última viagem realizada, atividades de lazer, uma qualidade e lugar a visitar em Barcelona. Posteriormente a formadora distribuiu-as aleatoriamente e cada formando teria de identificar o “dono da mão”.
Definição de disciplina:
a) Estabelecer regras/limites claros;
b) Consequências.
Identificação de critérios para a elaboração de rúbricas.
Elaboração de rúbricas de disciplina e comportamento usando o quickrubric.com.
Identificação de fatores de diversidade numa sala de aula – culturais, religiosos, raciais, …; que devem funcionar como uma mais valia e não como elemento perturbador.
Análise da “Roda de John Hopkings University & Medicine`s Diversity Leadership Council”.
Realização da atividade “O que faz de mim quem eu sou’” – Cada formando deu três resposta à pergunta. A turma, dividida em 2 grupos, organizou as respostas em categorias definidas pelos elementos do mesmo.
Observação de vídeos de referência sobre estratégias para minimizar os constrangimentos da diversidade:
a) Think-pair-share;
b) Grupos dialógicos;
c) Grupos Interativos.