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Quais são os objetivos da implementação deste projeto?

 

Pretende-se que este projeto permita atingir as metas delineadas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu:

 

Meta 1 - Apoiar o desenvolvimento de pedagogias inovadoras e de práticas de aprendizagem ao longo da vida.
- Promover o desenvolvimento profissional do pessoal docente e não-docente.
- Fomentar a qualidade do ensino e das aprendizagens;
- Impulsionar a qualidade das práticas educativas e organizacionais;
- Incentivar a melhoria dos métodos pedagógicos e de gestão escolar.

 

Meta 2 - Melhorar o sucesso das crianças e jovens.
- Estimular os alunos a conhecer e desenvolver o seu potencial de aprendizagem;
- Desenvolver ambientes de aprendizagem estimulantes e abundantes em experiências pedagógicas diversificadas.

 

Meta 3 - Reforçar e valorizar a dimensão europeia da educação.
- Promover projetos de mobilidade do pessoal docente, não-docente e discente nos diferentes estados-membros da União Europeia;
- Potenciar parcerias estratégicas entre escolas e organizações da comunidade europeia;
- Incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras;
- Promover um ambiente de abertura, interesse e respeito pela cultura, identidade e características de outras regiões e países.

 

Em suma, a construção de uma nova visão para a comunidade local e espaço público, sensibilizando para o respeito pela diversidade cultural e linguística. Assume-se que as experiências vivenciadas enriquecerão, de forma direta e indireta, a comunidade escolar, alargando os seus horizontes.

 

O que se espera que os participantes adquiram?

 

Espera-se que os participantes adquiram competências e se apropriem de novas estratégias conducentes ao desenvolvimento de um perfil de aluno da era global.
Numa Europa cuja ação se norteia pela assunção da diferença como uma mais-valia no desenvolvimento global, afigura-se imprescindível a implementação de ações junto dos alunos que, respeitando a sua individualidade, os unam numa visão de tolerância.
Nesse sentido, é necessário o conhecimento de outras realidades educativas que permitam o desenvolvimento, por parte dos docentes, de um espírito crítico e analítico e a capacidade de se apropriarem de metodologias distintas, aplicáveis ao seu contexto educativo.
Pretende-se, ainda, que a imersão em novas estratégias educativas, desenvolvidas na Europa, potencie a disseminação de boas práticas entre os pares, permitindo alcançar uma escola verdadeiramente inclusiva e do mundo.

As experiências vivenciadas serão alvo de reflexão através de sessões de brainstorming, criação de grupos de co-docência, comunicação aos diversos órgãos de gestão escolar (Conselho Pedagógico, Conselho Geral, Equipa de autoavaliação), pequenas ações de curta duração tendentes à apropriação mais abrangente das práticas observadas.

 

Que impacto se espera na organização?

 

Abertura a novas formas de "fazer escola", conhecimento para posterior implementação de estratégias diferenciadas tendentes ao desenvolvimento global do cidadão do século XXI, contacto com realidades distintas que permitam uma
visão alargada dos sistemas educativos europeus. Espera-se a assunção de uma efetiva mudança no paradigma educativo, tornando a escola um local apelativo, potenciador de aprendizagens significativas tendentes à formação de
um cidadão, simultaneamente nacional e europeu, crítico e interventivo, solidário e tolerante, visando uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Expectativas de impacto e critérios de sucesso definidos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu:

- Satisfação - (Aumento dos níveis de motivação dos alunos; Utilização de estratégias didáticas inovadoras e práticas diferenciadas);
-Aprendizagem - (Maior facilidade na apropriação de conteúdos; Incremento do trabalho colaborativo; Utilização, produção e partilha de recursos em rede);
- Competências - (Aumento do nível de literacias da leitura, da informação e dos media; Desenvolvimento contínuo de competências digitais; Aumento da interação e comunicação entre pares);
- Resultados - (Autonomia no processo de aprendizagem; Desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade; Aumento dos níveis de consciência e de participação cívica).

 

De que forma se irá avaliar a concretização dos objetivos?

 

A Equipa do Projeto reunirá com cada um dos grupos antes e após a mobilidade ao estrangeiro de forma a prestar o apoio necessário e, também, garantir a execução do inicialmente planeado e previsto. As atividades de monitorização  de follow-up serão desenvolvidas à medida que o projeto se for executando. Os participantes preenchem e entregam um Questionário de Autoavaliação Pré-mobilidade e Pós-mobilidade, cujos resultados servem não só para a monitorização como para a avaliação do impacto de cada formação e do projeto em geral.

Será criado um grupo de trabalho com os participantes envolvidos e equipas pedagógicas, em que se pretende que sejam desenvolvidas propostas concretas de implementação de estratégias inovadoras, tanto no domínio das práticas pedagógicos, como no envolvimento e relação com a comunidade. O objetivo será a construção de ideias específicas para cada área curricular/nível escolar, com o input, envolvimento e a articulação construtiva de todos.

Esta monitorização será realizada pela Direção da Escola através do acompanhamento das reuniões de trabalho, da entrega regular de propostas/estratégias concretas a implementar, do relatório periódico das estratégias implementadas.

 

De que forma os resultados serão divulgados dentro e fora da organização?

 

Será utilizada a plataforma eTwinning e a página do Agrupamento para divulgação de toda a dinâmica e produtos resultantes do projeto, à qual a comunidade educativa do Agrupamento poderá aceder para se manter informada e a par de todos os passos dados, antes, durante e depois das mobilidades e aprendizagens efetuadas.

No âmbito dos acordos de entendimento/parcerias a estabelecer, pretende-se a implementação de trocas regulares de informação e de intercâmbios presenciais, que permitam aos docentes das escolas visitadas, tornarem-se visitantes do nosso agrupamento, vindo contactar in loco, com a realidade portuguesa e as práticas de sucesso que aqui são desenvolvidas. Pretende-se a criação da figura do "email friend", numa ideia de troca de correspondência entre os docentes deste agrupamento e alguns docentes das escolas de destino, num intercâmbio regular de ideias e de partilha de opiniões.

Pretende-se que a integração das aprendizagens seja realizada ao nível da decisão, gestão e organização escolar, nas planificações e metodologias utilizadas, nas relações estabelecidas com e entre alunos/professores/técnicos/encarregados de educação/comunidade.

Serão marcadas reuniões específicas com o Conselho Pedagógico e o Conselho Geral do Agrupamento para apresentação dos resultados obtidos com a implementação e o desenvolvimento do projeto.

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